Projeto
Centro de Convenções | Rio Branco, AC

F
I
C
H
A

T
É
C
N
I
C
A

Memória

O setor de entretenimento e lazer tem sido apontado como uma das indústrias que apresentará o maior crescimento nos próximos anos. Cada vez mais, as cidades necessitam de espaços capazes de responder às suas múltiplas funções: trabalho, moradia, lazer, desenvolvimento e, principalmente, desenvolvimento sustentável. No setor de entretenimento e lazer, a sazonalidade deve ser eliminada dos calendários públicos, sob pena de, aos poucos, grandes equipamentos entrarem em um processo irreversível de deterioração e esquecimento.

A especificidade de funções, tão em voga a partir dos anos 50, mostrou-se incapaz de tornar os grandes equipamentos autossuficientes ao longo dos anos e com a mudança de comportamento da sociedade contemporânea. O avanço dos meios de comunicação de massa estabeleceu uma quebra de paradigma na tipologia da oferta de espaços de entretenimento. No esporte, essa vulnerabilidade tem se mostrado ainda maior. É quase impossível a sustentabilidade de uma estrutura criada unicamente para a realização de jogos. Nem o nosso maior símbolo – o estádio do Maracanã – resistiu à pressão dessas mudanças. Resgatado em parte pelo evento dos Jogos Pan-Americanos, o maior estádio do país continua à espera de grandes decisões para vencer seus custos de manutenção.

Desta forma, é fundamental que a estrutura ora proposta para o Estado do Acre caminhe em direção às novas tendências mundiais que indicam a necessidade de criação de complexos multiusos ou multipropósitos. Essas arenas multiusos, como centros de lazer, vêm se transformando em importantes unidades para a indústria do entretenimento e do lazer.

Arenas multiusos ou multipropósitos são instalações que reúnem equipamentos de diferentes portes, como ginásios e estádios, centros de convenções, hotéis e hospedagem, restaurantes, lojas e espaços para exposições, onde se realizam eventos de diversas naturezas:

  • Espetáculos culturais, como concertos, shows, peças de teatro e circo;
  • Apresentações esportivas, tanto individuais quanto coletivas;
  • Exposições comerciais, seminários e congressos;
  • Convenções partidárias;
  • Cultos e pregações religiosas;
  • E outros.

Tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável por meio da promoção nacional e internacional de destinos turísticos e geração de oportunidades de negócios. Esses espaços integram-se à vida da cidade, atuando como centros de lazer para a população local, regional e internacional. Permitem a inserção das cidades no circuito dos eventos nacionais e internacionais, trazendo investimentos, em sua área de influência, na construção de hotéis, restaurantes etc.

Ficha técnica

Projeto Centro de Convenções | Rio Branco, AC

pt_BR