F
I
C
H
A
T
É
C
N
I
C
A
Memória
A encomenda do cliente estava pautada na criação de uma casa para uma família pequena, dentro de um condomínio com casas de maior porte, havia uma preocupação que a casa destoasse pela necessidade do menor dimensionamento. O terreno é marcado por um declive considerável que tem seu fim demarcado pela bordadura de uma mata consistente.
Os arquitetos decidiram soltar a casa do chão, buscando maior insolação e aproveitamento da luz natural, internamente criaram um grande espaço com pé-direito duplo para incorporar a exuberância da paisagem ao interior da residência.
Sem maiores formalismos o volume foi configurado de forma rígida, flutuando na paisagem e apoiado minimamente sobre o embasamento que abriga o piso da garagem a área de serviço. Os visitantes desde sua entrada perceberão em primeiro momento a forte interação da implantação com o terreno natural, para somente após esta constatação, acessarem a residência propriamente dita, através de uma escada escultural.
A casa é composta por cômodos intimamente ligados com a paisagem e a um espaço de uso comum que abriga, estar, piscina, lounge, bar e cozinha gourmet com irrestrita integração. Como foi possível abrigar todos os cômodos de forma compacta o partido valorizou o espaço de convívio agregando-lhe dramaticidade para o exato momento em que é percebido através de chegada dos moradores ou visitantes da casa, revelando de uma só vez a força exterior, através de um pé direito duplo o balanço estrutural, o contraste da piscina intimamente ligada ao estar com TV e toda a área social.
O sistema construtivo utilizado neste projeto consiste em grandes vigas metálicas, que serão pré-fabricadas fora da obra, criando um processo de construção rápido e sustentável. Este sistema permitiu a redução do volume de elementos estruturais tocando o solo, com apenas quatro pontos de apoio que suportarão os quase 300 m² de construção, conferindo leveza e a permeabilidade visual para a área mais interessante do lote. O sistema de construção combina aço com lajes concretadas sobre steel deck e técnicas tradicionais de vedação.
Para fortalecer a fachada frontal e que estivesse em consonância com a pureza conceitual, foi projetado um jardim semifechado envolvido por tela de aço galvanizado extrudado. Com a somatória dos partidos adotados, a casa com quase metade da área média das demais casas do condomínio ficou com uma proporção bastante coerente conforme o desejo do proprietário.
O projeto foi concebido considerando absolutamente as condições de contorno do lote e climáticas da cidade que traz predominantemente um clima subtropical. As aberturas cuidadosamente posicionadas com a orientação solar correta permitem a ventilação cruzada que permite conforto sem o uso de ar condicionado.
Ficha técnica
Casa RO | Curitiba, PR
Localização
Curitiba, Paraná, Brasil
Área Construída
327,16 m²
Arquiteto Responsável
Luiz Volpato
Renders
Luiz Volpato Arq.
Ano do Projeto
2018
Área do Terreno
520,11 m²
Coordenação de Projetos
Daniela Maron
Time de Projetos
Pablo Quintela, Nicolas Smalarz, Sarah Cantos e Gessé de Souza
Coordenação de Projetos Complementares
Luiz Volpato Arq.
Projeto de Fundações e Contenções
Tramo Sociedade Civil
Projeto Estrutural Concreto
Tramo Sociedade Civil
Projeto de Estrutura Metálica
Andrade Rezende Engenharia de Projetos
Projeto de Instalações Elétricas
HRV Serviços Engenharia e Arquitetura
Projeto de Instalações Hidráulicas e de Prevenção de Incêndios
Osmar Coelho Polydoro
Projeto de Instalações à Gás
Elos Atrivis Projetos
Comunicação Visual
Luiz Volpato Arq.
Cliente
ROA