A sede do conselho da empresa Triunfo Transbrasiliana foi projetada como uma intervenção em um pequeno terreno ao lado de dois edifícios pré-existentes, localizado no ponto mais alto da Linha Verde (BR-116) na cidade de Curitiba. O edifício principal, que abriga o setor administrativo da empresa, consiste em um bloco horizontal de dois andares. Como a fachada principal está voltada para o oeste, ela tem uma segunda camada de vidro revestido, separada do edifício, para proteger os espaços de escritório quanto à incidência da luz solar direta. Embora a nova unidade seja distinta dos edifícios existentes, é integrada ao conjunto arquitetônico mantendo algumas de suas características originais. A barra branca existente é prolongada pelo novo edifício, para enfatizar a entrada principal no mesmo nível e o acesso ao estacionamento um nível abaixo. A recepção, o CCO (centro de controle de operações) e as salas de reuniões modulares ficam no primeiro andar e, os três andares superiores contêm salas de diretorias, outras salas de reuniões e um café, todos dispostos hierarquicamente em um balanço sobre a entrada principal do novo edifício. O bloco superior é coberto por uma pele automatizada e articulável, fabricada com painéis de aço perfurados e galvanizados que são usados para controlar a luz solar, porém mesmo quando completamente fechados permitem uma vista do horizonte de Curitiba a oeste e da Serra do Mar a leste, o que é particularmente encantador. Entre os edifícios antigos e novos, um bloco de circulação vertical se destaca dos outros elementos por sua materialidade, com uma fachada de concreto brutalista. Os elevadores se abrem para um agradável espaço com paredes de vidro e também uma vista para a cidade de Curitiba e a Serra do Mar. Os amplos espaços internos, conexões verticais, alturas variáveis, hierarquia de usos, transparência e ventilação cruzada, contribuem para o conforto das pessoas em suas tarefas diárias.
Arquivos: Portfolio
Honda Prixx | Maringá, PR
Projeto Arquitetônico, Coordenação e Compatibilização de Projetos Complementares para reforma e ampliação, após revitalização, da concessionária Honda Prixx em Maringá, PR.
Hyundai Arthur Bernardes II | Curitiba
Projeto Arquitetônico de Reforma e Coordenação de Projetos e Obras para concessionária de veículos Hyundai, em Curitiba.
CT para Base do Cuiabá Esporte Clube | Cuiabá, MT
Plano Diretor e Projeto Arquitetônico para o Centro de Treinamento (CT) da base do Cuiabá Esporte Clube, em Cuiabá-MT.
CT Profissional do Cuiabá Esporte Clube | Cuiabá, MT
Projeto Arquitetônico de Reforma do Centro de Treinamento (CT) Profissional do Cuiabá Esporte Clube, em Mato Grosso.
Vernalha Pereira Advogados – Anexo | Curitiba, PR
Projeto Arquitetônico de Reforma e Ampliação de edificação corporativa: Vernalha e Pereira Advogados, em Curitiba- PR.
Auto Posto de Combustível Tulio | Miracatu, SP
Plano Diretor:
Projeto Arquitetônico de Empreendimento destinado ao posto de combustível, pátio monitorado para caminhões e utilitários, centro comercial, restaurante e habitação provisória com serviços de hotelaria Tulio LTDA, em Miracatu- SP.
Auto Posto de Combustível Tulio | Registro, SP
Plano Diretor:
Projeto Arquitetônico de Empreendimento destinado ao posto de combustível, pátio monitorado para caminhões e utilitários, centro comercial, restaurante e habitação provisória com serviços de hotelaria Tulio LTDA, em Registro- SP.
Projeto Edifício Colombo | Curitiba, PR
Projetamos uma reforma para o Edifício Modernista, do Arquiteto Elgson Gomes, construído na década de 70 e que segue como um símbolo da arquitetura até os dias de hoje.
O projeto prevê uma intervenção em sua entrada principal e na planta de cobertura. Buscamos uma intervenção respeitosa ao projeto original.
Casa 17 – JB | Curitiba, PR
Acompanhamos a escolha do terreno junto com ao cliente europeu que pretendia morar com entorno fortemente arborizado. Após intensa busca encontramos um terreno tomado por um bosque nativo em que o potencial de uso estava limitado em 30% e com forte topografia.
Como as diretrizes ambientais de Curitiba são mais restritivas que as federais, a ocupação do lote deve ser concentrada em sua parte frontal. Tomamos partido desta restrição para acomodar o extenso programa em três blocos sobrepostos sintetizando em um único volume toda a complexidade desta residência. Pela proximidade da residência ao denso bosque, adotamos materiais in natura para conseguir o diálogo entre a natureza e a grande massa construída na parte frontal. Com delicadas fraturas nas transições dos blocos, conseguimos contrates de materiais, vazios e permeabilidades visuais.